Os sócios e representantes legais das empresas têm a possibilidade de acessar documentos relacionados aos veículos que estão registrados no nome das pessoas jurídicas, além de realizar consultas por meio do Posto Digital do Detran-RJ. Anteriormente, apenas indivíduos podiam consultar informações sobre veículos ou documentos pessoais. Desde novembro do ano passado, os dirigentes de empresas podem optar por acessar o Posto Digital utilizando o CNPJ ou como pessoa física através do portal do Detran (www.detran.rj.gov.br).
Para ter acesso às informações dos veículos da empresa, o sócio ou representante legal precisa primeiro vincular o CNPJ à sua conta no portal Gov.br, que é administrado pelo Governo Federal. É importante que o vínculo do empresário com a empresa esteja devidamente reconhecido pelo sistema da Receita Federal.
Ao escolher acessar o Posto Digital usando o CNPJ, o sócio receberá alertas sobre todos os veículos cadastrados em nome da pessoa jurídica e poderá selecionar um veículo específico pela placa para obter informações. Um dos principais acessos é ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital (CRLV-e), que é o documento de licenciamento anual, disponível para download e impressão diretamente pelo Posto Digital.
“Estamos cumprindo a meta do Governo do Estado de expandir os serviços digitais. Essas melhorias trazem mais eficiência, qualidade e transparência no atendimento ao cidadão”, afirmou Glaucio Paz, presidente do Detran-RJ.
Além disso, no Posto Digital, é possível verificar se o IPVA e o licenciamento de cada veículo foram quitados, assim como checar as multas de trânsito associadas a cada placa. Outro serviço bastante procurado é a emissão ou visualização da Autorização para Transferência da Propriedade de Veículo (ATPV-e), um documento que inicia o processo de compra e venda do automóvel, desde que já exista um CRV digital.
A consulta utilizando o CNPJ está disponível na versão do Posto Digital acessada pelo website do Detran-RJ (www.detran.rj.gov.br). Para se cadastrar, o usuário deve acessar o site e utilizar o mesmo login e senha cadastrados no sistema Gov.br. Após isso, é necessário aceitar o Termo de Uso e a Política de Privacidade, e, por fim, decidir se realizará os serviços como pessoa física ou jurídica.