Como fazer a transferência de veículos sem sair de casa: guia fácil e prático

Agora é mais simples do que nunca realizar a compra e venda de automóveis (Foto: Getty Images, Banco de Imagens)

O processo de Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) é completamente digital e desempenha um papel fundamental nas transações de compra, venda e transferência de automóveis. Com essa nova abordagem, agora não é mais necessário visitar o Detran.

Segue após a publicidade

Inscreva-se para receber as atualizações do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A adoção desse sistema faz parte de uma iniciativa maior de desburocratização e digitalização dos serviços públicos no Brasil. O objetivo é tornar a vida dos cidadãos mais prática, acelerando o processo e garantindo mais segurança e eficiência.

Como imprimir o CRLV 2025 em casa: guia prático passo a passo

Como realizar a transferência de veículos pela internet

Essa transferência é realizada por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser instalada em celulares com sistemas Android e iOS, sem a necessidade de reconhecimento de firma em cartório.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Segue após a publicidade

Para acessar o documento após a transferência, basta baixar o aplicativo, se cadastrar e seguir as orientações para incluir o veículo na sua carteira digital. Uma vez que o veículo esteja adicionado, a documentação ficará disponível para consulta e impressão.

Depois que a concessionária notificar, através do Renave, sobre a intenção de transferir o veículo, o proprietário receberá uma notificação pelo aplicativo CDT para assinar digitalmente o documento. Essa assinatura é realizada com o login do sistema gov.br. As contas do gov.br que são válidas para a assinatura eletrônica avançada são as do nível Prata e Ouro.

ATPV-e

A Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo em formato eletrônico representa a versão digital do antigo DUT (Documento Único de Transferência), que anteriormente constava no verso do CRV impresso em papel-moeda. Um documento com assinatura digital tem a mesma validade legal que um assinado fisicamente.

Confira também

É vantajoso investir em um carro elétrico da BYD?

Ícones do asfalto: os muscle cars mais memoráveis da história