DETRAN-PE lança aplicativo intuitivo e inclusivo com mais de 20 serviços online

Por meio da nova plataforma, o cidadão não ficará mais exposto a informações provenientes de sites fraudulentos, garantindo uma experiência com elevado padrão de segurança cibernética.

Na presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco lançou, nesta terça-feira (18), seu mais recente aplicativo para dispositivos móveis, disponível para download em Android e iOS. Atualmente, cerca de 60% do tráfego no site do DETRAN-PE é efetuado por meio de smartphones. O novo aplicativo apresenta uma interface acessível, clara, intuitiva e segura, protegida contra ataques virtuais.

Adicionalmente, a aplicação foi desenvolvida em total conformidade com a Política de Privacidade do DETRAN-PE, alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O produto foi criado para ser acessível, respeitando altos padrões de acessibilidade digital, permitindo que pessoas com deficiência acessem os serviços com facilidade.
“Desde o início da nossa gestão, temos priorizado a inovação. No DETRAN-PE, existe uma equipe dedicada ao desenvolvimento de software, que criou este aplicativo internamente. Essa nova ferramenta facilitará a vida de muitas pessoas, eliminando a necessidade de enfrentar filas ou perder tempo para ser atendido presencialmente”, afirmou a governadora Raquel Lyra, durante o evento de lançamento.

Com essa inovação, mais de 20 serviços poderão ser realizados online, incluindo a renovação, mudança e/ou adição de categorias da CNH; geração de boletos do IPVA, taxas e multas; consulta de débitos; emissão do CRLV e liberação de veículos apreendidos. O acesso ao aplicativo é feito de maneira segura e personalizada através da plataforma Gov.br.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

“O Governo de Pernambuco oferece à população sua nova plataforma do DETRAN-PE, que na sua versão inicial disponibiliza 24 serviços, sendo a maioria totalmente online. Um grande diferencial é o Reaproveitamento de Dados Biométricos. Assim, motoristas com mais de 50 anos poderão renovar a Carteira sem precisar sair de casa, uma vez que os dados biométricos coletados anteriormente permanecem registrados na base de dados do Condutor”, explicou o diretor-presidente, Vladimir Lacerda.

O órgão projeta que, até 2025, cerca de 90 mil pernambucanos com 50 anos ou mais renovarão suas CNHs. Nesses casos, o condutor apenas precisará realizar presencialmente o Exame Médico (obrigatório pela legislação de trânsito) e, para aqueles que trabalham com a condução de veículos, será necessária também a avaliação psicológica. Com a CNH renovada, o documento pode ser acessado diretamente no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que também enviará notificações sobre o status dos processos, avisos de multas, prazos de validade da CNH e outros alertas.
“No novo aplicativo do DETRAN-PE, não caberá mais ao cidadão buscar os serviços; ao contrário, o aplicativo traz as informações necessárias de acordo com o perfil do usuário”, detalhou a Diretora de Atendimento, Ana Tereza Alves Vieira. Além disso, com a segurança do login na plataforma Gov.br, será possível realizar o Licenciamento Anual do Veículo, incluindo a geração de boletos para IPVA, multas e outros tributos, até a emissão do documento do veículo (CRLV).

Estiveram presentes no lançamento a governadora Raquel Lyra; a vice-governadora, Priscila Krause; o deputado federal, Antônio Moraes (PP); o deputado estadual, Henrique Queiroz Filho (PP); o Secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra; o vereador do Recife, Alef Collins; o diretor do Lafepe, Plínio Pimentel; a Superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Recife, Marcela Campos; e o presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Walker Robson.