Para obter o sistema digital, é necessário que o motorista instale em seu smartphone o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que está disponível tanto para dispositivos Android quanto iOS.
Como o método adotado para a verificação dos documentos utiliza o QR Code, a CNH do motorista deve apresentar esse código na parte traseira.
Desde 2017, a CNH passou a contar com essa tecnologia integrada. Assim, se você não possui a versão mais recente, será necessário solicitar uma segunda via da CNH ou aguardar a próxima renovação do documento.
Depois de instalar o aplicativo, faça seu cadastro no Portal de Serviços do Denatran clicando na opção “cadastrar”. Os dados de acesso, como usuário e senha, para utilizar o app serão os mesmos do Portal do Denatran.
Com o aplicativo devidamente cadastrado, você deve acessar as opções “veículo” e “adicionar documento”. Nesse momento, será necessário escanear o QR Code presente na CNH impressa utilizando a câmera do seu celular.
Para incluir o CRLV digital, você precisará informar o Renavam e o código de segurança do CRV na mesma seção “veículo” do aplicativo (é fundamental ressaltar que o licenciamento do veículo deve estar regularizado; caso contrário, o download do documento não será viável).