Introduzido em 2020 pelo Banco Central, o Pix se tornou uma ferramenta de pagamento indispensável na vida dos brasileiros. Em sintonia com essa inovação, a Celepar, em colaboração com o Estado do Paraná, aprimorou seus serviços para incorporar essa tecnologia. A seguir, apresentamos alguns serviços estaduais que agora oferecem a opção de pagamento via Pix.
Serviços ágeis da Receita Estadual
Criado pela Celepar e lançado no início de 2023 pela Secretaria da Fazenda e o Fisco Estadual, o aplicativo disponibiliza diversas funcionalidades que tornam os procedimentos fiscais estaduais mais simples e rápidos.
Entre as opções disponíveis, destacam-se a consulta ao calendário fiscal e detalhes sobre os débitos do IPVA; a possibilidade de parcelamento do imposto, inclusive com a opção de pagamento por cartão de crédito; a verificação do Cadastro Informativo Estadual (Cadin), que lista as pendências com o Estado; e a emissão de guias de recolhimento (GRPR) para o IPVA ou dívida ativa, com a opção de pagamento via Pix, que está disponível desde 2021.
Emissão de licenças de transporte e multas de trânsito
Em 2024, a Celepar, junto ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), lançou um novo método de pagamento via Pix, que acelera a liberação de licenças e multas.
Com essa atualização, as solicitações passam a ser processadas em minutos, um avanço considerável em relação ao prazo anterior, que variava de um dia útil com pagamentos por boleto. As Autorizações Especiais de Trânsito (AET) são emitidas pelo DER/PR, disponíveis pelo site do DER ou no Portal AET.
Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e)
O CRLV-e, disponibilizado em formato digital, é emitido em até 15 minutos após a confirmação do pagamento, desde que não haja débitos pendentes. Desde 2022, o pagamento pode ser feito via Pix para certos serviços, tornando o processo ainda mais ágil. O documento pode ser acessado pelo portal do Detran-PR, Detran Inteligente (desenvolvidos pela Celepar) e pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para dispositivos Android e iOS.
Licenças para abertura de empresas
Em 2021, o Sistema de Vigilância Sanitária (SIEVISA) foi atualizado para se integrar ao Empresa Fácil, permitindo a renovação automática de licenças. O sistema do Corpo de Bombeiros também foi incorporado ao Empresa Fácil, garantindo isenções automáticas para Microempreendedores Individuais (MEIs).
Emissão de certidões do IAT
Em 2024, a Celepar atualizou o sistema desenvolvido para o Instituto Água e Terra (IAT), possibilitando o pagamento através do Pix para a emissão de certidões.
Essa mudança otimiza a validação do pagamento e a emissão de certidões, como aquelas que atestam a ausência de débitos ambientais, Licenciamento Ambiental, Certificado de Registro no Sistema Estadual de Reposição Florestal Obrigatória e certificados de fiscalização.
Guia de acidentes sem feridos
Em 2022, o Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (BATEU), resultado da colaboração entre a Celepar e a Polícia Militar do Paraná, começou a aceitar pagamentos via Pix.
Essa opção facilita o pagamento, independentemente da instituição financeira do usuário, eliminando a necessidade de ir a uma agência bancária. Além disso, a novidade dispensou o deslocamento até uma delegacia, já que acidentes sem feridos agora podem ser registrados online pelo site.
PRECAUÇÕES CONTRA GOLPES – Apesar de o Pix trazer enorme conveniência ao cotidiano, é vital tomar precauções para evitar fraudes. Para garantir a segurança das suas transações, atente-se às seguintes recomendações:
- Desconfie de links e mensagens suspeitas: evite clicar em links ou abrir anexos de remetentes desconhecidos ou que prometam vantagens excessivas relacionadas ao Pix. Ignorar mensagens com erros de português ou solicitações urgentes de transferência é essencial.
- Registro de chaves Pix: cadastre suas chaves somente no aplicativo oficial de seu banco. Nunca utilize links externos ou fornecidos por terceiros.
- Pagamentos a desconhecidos: prefira a chave aleatória (EVP) para transações com pessoas ou empresas que você não conhece.
- Verificação de QR Code: confirme sempre a origem do QR Code antes de escanear. Desconfie de QR Codes encontrados em locais públicos ou recebidos por mensagens estranhas.
- Conferir os dados do destinatário: verifique cuidadosamente o nome, CPF/CNPJ ou a chave Pix do destinatário antes de finalizar a transação.
- Segurança adicional: ative a autenticação em duas etapas em seu aplicativo bancário e mantenha-o sempre atualizado.