No Estado de São Paulo, milhões de motoristas já realizaram o pagamento antecipado do licenciamento de 2026. Conforme informações do Detran-SP, entre janeiro e maio, aproximadamente 7,1 milhões de veículos foram regularizados, o que representa 26% da frota ativa do estado.
Na capital paulista, mais de 2,1 milhões de veículos já receberam o licenciamento, correspondendo a cerca de 36% do total da frota da cidade.
Atualmente, o serviço está acessível para veículos com qualquer final de placa, permitindo que os proprietários mantenham a documentação regularizada antes do início do calendário oficial. A antecipação ajuda a evitar problemas futuros e diminui o risco de restrições relacionadas ao veículo.
Conduzir um veículo com o licenciamento vencido é considerado uma infração gravíssima de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Neste ano, após a quitação de todos os débitos, a atualização do documento é feita de forma imediata, agilitando o processo para os condutores.
O procedimento pode ser realizado online, através do portal do Detran-SP. Para finalizar o licenciamento, é necessário quitar o IPVA, possíveis multas e pagar a taxa de R$ 174,08, utilizando o número do Renavam do veículo. As multas pendentes também podem ser quitadas via Pix.
Após a confirmação do pagamento, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo em formato digital (CRLV-e) estará disponível para download nos portais do Detran-SP, do Poupatempo, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), além dos aplicativos oficiais. O documento pode ser salvo no celular ou impresso em papel comum.
Os proprietários também têm a opção de efetuar o pagamento da taxa em bancos conveniados, utilizando internet banking, aplicativos de bancos ou caixas eletrônicos.
Caso o sistema não ofereça a opção de pagamento, o motorista deve verificar se existem débitos pendentes ou bloqueios administrativos e judiciais que possam impedir a emissão do documento.
O calendário de licenciamento obrigatório em São Paulo começará em julho. Veículos com placas finais 1 e 2 devem ser regularizados até 31 de julho. Os finais 3 e 4 têm prazo até 31 de agosto, enquanto os finais 5 e 6 devem ser licenciados até 30 de setembro. Para veículos com placas terminadas em 7 e 8, o vencimento será em 31 de outubro. Já os veículos com final 9 terão prazo até 30 de novembro, e aqueles com final 0 devem ser licenciados até 31 de dezembro.