Início da fiscalização do Detran-DF para placas terminadas em 3, 4 e 5
A partir do dia 1º de novembro, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) iniciará a fiscalização do licenciamento 2025 para veículos com placas que terminam em 3, 4 e 5. Aqueles que forem flagrados com o documento vencido poderão ter o carro apreendido e enfrentar uma penalidade de R$ 293,47, além da adição de sete pontos na carteira de motorista.
O calendário de renovação será realizado de forma escalonada. Os veículos cujas placas terminam em 6, 7 e 8 devem ser licenciados até o dia 30 de novembro, enquanto os de finais 9 e 0 têm prazo até 31 de dezembro.
Conforme as informações do Detran-DF, já são 857 mil veículos licenciados, o que corresponde a 39,7% da frota total do Distrito Federal, estimada em 2,1 milhões de veículos automotores.
Confira também
Certificado digital é obrigatório
Desde 2021, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) passou a ser totalmente digital. O CRLV-e 2025 pode ser apresentado diretamente no celular através dos aplicativos Detran-DF Digital ou Carteira Digital de Trânsito (CDT), ou ainda impresso em papel A4 comum.
Para acessar o documento, o condutor deve estar em dia com o pagamento do IPVA, da taxa de licenciamento e de eventuais multas. Após a regularização dos débitos, o certificado estará disponível em até cinco dias úteis nos aplicativos ou no Portal de Serviços do Detran-DF.