Licenciamento: o primeiro prazo de pagamento no Pará é na sexta-feira, dia 7
Veja a seguir um guia detalhado sobre como verificar o valor e efetuar o pagamento. Confira também
o calendário de datas importantes.
1 de 1 Veículos em Belém — Imagem: Pedro Guerreiro / Ag. Pará
O prazo para pagamento do licenciamento anual dos veículos com placas que terminam em 1 a 31 encerra-se nesta sexta-feira (7). De acordo com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), as primeiras datas de vencimento são 7, 14, 21 e 28 deste mês e são determinadas pelo final da placa dos veículos.
O licenciamento é um tributo obrigatoriamente pago todos os anos por todos os proprietários de veículos do Brasil. Esse imposto comprova a regularidade do veículo, e a arrecadação resultante é destinada a melhorar a segurança nas estradas.
COMO REALIZAR O PAGAMENTO
Para efetuar o pagamento, os motoristas devem acessar a seção “Veículos – Licenciamento Anual” no site do Detran e informar a placa do veículo, o Renavam e o CPF do proprietário para gerar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE).
Os pagamentos podem ser realizados em bancos conveniados, como Banco do Brasil, Banpará, Banco da Amazônia, Bradesco, Itaú e Santander, até a data de vencimento.
O DAE também pode ser retirado pessoalmente na sede do Detran, em postos de atendimento e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). Motoristas que possuem débitos de licenças anteriores têm a opção de regularizar a situação nesses locais, incluindo a possibilidade de parcelamento por meio de cartão de crédito.
Conforme o Detran, o pagamento somente será confirmado após a regularização de todas as pendências relacionadas ao veículo, o que inclui multas aplicadas por instituições como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Assim que todas as obrigações forem quitadas, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) ficará disponível para download e impressão no portal do Detran, na seção “Emissão de CRLV-e”, e também no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.
LICENCIAMENTO E IPVA
O Detran enfatiza que o licenciamento é diferente do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Gerido pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), o IPVA pode ser pago de forma parcelada antecipadamente ou em uma única vez juntamente com o licenciamento anual.
O Detran alerta que conduzir um veículo com o licenciamento pendente é considerado uma infração gravíssima, o que pode resultar em uma multa de R$ 293,47, apreensão do veículo e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
O calendário de pagamento do licenciamento para 2025 se estende até novembro. Para informações adicionais, os motoristas podem visitar o site do Detran ou procurar atendimento pessoalmente em uma das unidades do órgão.