Taxa de licenciamento no DF começa a vencer nesta segunda-feira; veja calendário

Prazo de pagamento até 28 de fevereiro, de acordo com o número final da placa do automóvel. A taxa é de R$ 102 para todos os tipos de veículos. Veículos em Brasília, com imagem ilustrativa.
Agência Brasília
L

O período para o pagamento da taxa de licenciamento dos veículos registrados no Distrito Federal começa na próxima segunda-feira (24). O prazo final para regularizar o pagamento é até 28 de fevereiro, conforme o último dígito da placa do veículo (consulte o calendário abaixo).

Os pagamentos podem ser efetuados em uma das cinco instituições autorizadas: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco de Brasília (BRB), Bradesco e Sicoob, além das casas lotéricas.

O valor referente ao licenciamento é fixado em R$ 102 para todos os tipos de veículo.

Essa taxa já está inclusa no boleto do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que está sendo enviado para o endereço informado no registro do veículo através dos Correios.

Vale ressaltar que veículos com mais de 15 anos estão isentos do pagamento do IPVA e, por isso, não recebem o boleto em casa. Nestes casos, o proprietário deve acessar o aplicativo Detran-DF Digital ou o Portal de Serviços para verificar as pendências do veículo e emitir a taxa de licenciamento.

Outra alternativa é comparecer a um dos postos de atendimento da autarquia ou ao Na Hora para imprimir o boleto. No Na Hora, o atendimento ocorre por ordem de chegada, enquanto nos postos do Detran-DF, é necessário agendar previamente.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

O Detran-DF alerta que não envia boletos de taxa de licenciamento por e-mail. “É crucial estar atento para evitar golpes de boletos falsos”, adverte o departamento.

Clique aqui para acompanhar o canal do g1 DF no WhatsApp.

Calendário de Vencimento da Taxa de Licenciamento de Veículos no Distrito Federal
Calendário de vencimento do Licenciamento 2025, no DF

Emissão do CRLV-e 2025
Para obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em formato digital (CRLV-e) 2025 — documento obrigatório para circulação do veículo —, é necessário que o proprietário tenha quitado:
– A taxa de licenciamento;
– O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA);
– Multas ou débitos antigos, se houver.

Com todas as pendências regularizadas, o documento pode ser gerado pelo Portal de Serviços do Detran-DF ou pelo aplicativo Detran-DF Digital.

LEIA TAMBÉM:
IPVA 2025: confira o calendário de vencimento do imposto no DF
PLACA CLONADA: saiba como proceder nesses casos
Leia mais notícias da região no g1 DF.