Suspensão da CNH – Mudanças nas Regras, Pontuação

Novas Regras para Suspensão da CNH

Se você está apreensivo sobre a possibilidade de ter sua carteira suspensa ou se encontra nessa situação, confira as atualizações nas normas para perder a CNH. De modo geral, a comunidade foi favorecida com leis mais flexíveis, especialmente no que diz respeito às multas de trânsito. Houve modificações nas multas, pontos na CNH, suspensão, renovação do documento, benefícios e diversos outros aspectos, visando simplificar a vida dos condutores, em especial aqueles que dependem da direção como profissão e estão mais propensos a cometer infrações. Encontre mais detalhes sobre as novas diretrizes de pontuação da CNH no DETRAN.

Lei dos 40 Pontos da CNH

Uma nova legislação foi aprovada pelo Congresso Nacional, trazendo mudanças significativas no Código de Trânsito Brasileiro. Essa medida impacta em diversos aspectos que preocupam os cidadãos que utilizam veículos tanto para o trabalho quanto para deslocamentos diários. Pontos-chave incluem a determinação de 40 pontos como limite para suspensão da CNH, além da extensão da validade do documento para mais de 10 anos. Adicionalmente, multas sem papel terão desconto de 10% sobre o seu valor.

Atualização das Regras da Lei dos 40 Pontos

As normas foram atualizadas. Dessa forma, aqueles que têm a condução como fonte de renda poderão acumular até 40 pontos na carteira relacionados a multas, considerando o maior risco de cometer infrações devido ao tempo prolongado ao volante. Para outros indivíduos na sociedade em geral, desde que não cometam infrações gravíssimas, a permissão é para até 30 pontos. Já para quem cometer a infração máxima, o limite é de 30 pontos, e de 20 pontos para aqueles que acumularem ao menos duas multas gravíssimas.

Limite de Pontos na CNH em 2024

A seguir, apresentamos uma tabela com a pontuação permitida em sua CNH para evitar a perda do direito de dirigir de acordo com as novas regras:

  • Sem Infração Gravíssima: 40 Pontos
  • 1 Infração Gravíssima: 30 Pontos
  • 2 ou mais Infrações Gravíssimas: 20 Pontos

Portanto, o condutor deve permanecer atento, uma vez que uma multa gravíssima pode acarretar sérias consequências.

Diretrizes Atualizadas para Renovação da CNH em 2024

As novas diretrizes determinam que a CNH terá validade mínima de 10 anos. Caso o condutor tenha mais de 50 anos, por questões de saúde, a renovação será exigida a cada 5 anos. Já para aqueles com mais de 70 anos, sujeitos a maiores riscos, especialmente em relação à visão, o prazo de renovação será de até 3 anos. Outra alteração é a possibilidade de conversão para advertência, na primeira ocorrência de multas leves e médias dentro de 12 meses, anteriormente aplicável apenas para as leves. É evidente a tentativa de modificação das leis, embora nem todas sejam bem recebidas pelas autoridades.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Reformulações na CNH

As mudanças na CNH têm gerado debate. Alguns especialistas em segurança viária questionam se as novas normas podem acabar beneficiando condutores menos habilidosos. Além disso, há dúvidas quanto ao interesse do DETRAN em arrecadar recursos por meio de multas, infrações e renovações da CNH. Portanto, é indispensável testar o novo sistema para formar uma opinião embasada.

Pontuação de Multas na CNH

Confira a pontuação atribuída de acordo com cada tipo de multa:

  • 7 Pontos – Infração Gravíssima
  • 5 Pontos – Infração Grave
  • 4 Pontos – Infração Média
  • 3 Pontos – Infração Leve

Novas Diretrizes para Obtenção da CNH em 2024

Para aqueles que ainda não possuem carteira de motorista, é preciso estar ciente da necessidade de frequentar uma autoescola. Existe a possibilidade de que essa exigência passe por revisões. Prevê-se que pessoas com habilidades de direção prévias não precisem mais passar pelo processo dispendioso de aulas em escolas especializadas. Isso representa uma economia significativa de tempo e dinheiro, considerando que os custos podem ultrapassar valores significativos. Portanto, estar informado e atento a essas normas pode evitar transtornos aos trabalhadores.

Exame Toxicológico para a CNH em 2024

Pode ocorrer que o governo e o Congresso revisem a obrigatoriedade dos motoristas que possuem habilitação para conduzir veículos de grande porte de realizarem esse exame. Entretanto, continuará sendo necessário se submeter ao teste a cada 2 anos. Isso visa prevenir que condutores dirijam sob efeito de álcool ou substâncias entorpecentes, evitando acidentes e tragédias no trânsito. Ademais, caso o motorista deixe de realizar o exame no prazo de 2 anos, poderá ter sua CNH suspensa por até 3 meses e estar sujeito a uma multa considerável.

O DETRAN está presente em todos os estados, muitos oferecendo serviços quase inteiramente online. Portanto, antes de se dirigir ao órgão de seu Estado, verifique as opções de atendimento disponíveis. Alguns requerem agendamento prévio, e como as normas podem variar de um Estado para outro, é aconselhável consultar a fim de evitar atrasos e gastos excessivos com multas e taxas.

Se achou útil, não deixe de curtir e compartilhar.