Economia
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a penalidade para quem não portar o documento é de R$ 293,47
Por Gustavo Bonotto | 30/04/2025 23:41
Veículos novos expostos em concessionária. (Imagem: Arquivo/Osmar Veiga)
Os donos de veículos cuja placa termina com o número 3 têm até o final de maio para regularizar o licenciamento 2025, seguindo o cronograma do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). O pagamento pode ser realizado em agências bancárias, nas casas lotéricas ou através do portal “Meu Detran” e do aplicativo da instituição.
O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) é imprescindível e deve ser apresentado às autoridades de trânsito quando solicitado, seja na versão impressa ou digital, por meio da CDT (Carteira Digital de Trânsito).
Se um veículo estiver circulando sem o licenciamento atualizado, o condutor enfrentará uma multa de R$ 293,47, além de acumular 7 pontos na carteira de habilitação e ter o veículo apreendido.
Nos casos em que o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) foi parcelado, é possível gerar a guia para licenciamento, com ou sem os valores pendentes. Contudo, para acessar o documento, o pagamento do imposto deve estar regular.
Veja as datas para regularização, conforme o final da placa:
- Placas finais 1 e 2: abril
- Placa final 3: maio
- Placas finais 4 e 5: junho
- Placa final 6: julho
- Placas finais 7 e 8: agosto
- Placa final 9: setembro
- Placa final 0: outubro
Fique por dentro das principais notícias do Estado pelo seu celular. Faça o download do aplicativo do Campo Grande News e nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.
Nos siga no