Projeto que desvincula CRLV do pagamento de multas avança na Câmara

CRLV digital
Foto: CRLV digital

Atualmente, os condutores brasileiros precisam quitar todas as pendências relacionadas ao seu veículo para obter o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Entretanto, um projeto de lei (PL) que foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (20) busca alterar essa situação.

A proposta modifica o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e visa proibir a exigência de pagamentos de tributos, como o IPVA, ou de multas associadas ao veículo como pré-requisito para o licenciamento. Essa iniciativa foi desenvolvida pelo deputado Nicoletti (União-RR).

Adicionalmente, o PL estabelece que o veículo não pode ser removido caso a taxa do CRLV tenha sido quitada no momento da fiscalização. Nesse cenário, a comprovação deve ser feita por meio de um documento de quitação emitido pelo Departamento de Trânsito (Detran) responsável.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Agente de trânsito coordena remoção de veículo
Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Dessa forma, de acordo com o texto da proposta, os Detrans deverão disponibilizar aos motoristas as opções para o pagamento do licenciamento em qualquer ocasião.

Atualmente, o projeto está sob análise das comissões de Finanças e Tributação, além da de Constituição, Justiça e Cidadania. Para que se torne lei, o texto precisará ser aprovado tanto pela Câmara quanto pelo Senado.