Na tarde de quarta-feira (26), o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) teve a honra de receber a visita de alunos do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), unidade Vitória.
Para iniciar a visita, os estudantes assistiram a um vídeo institucional que ressalta a trajetória e os serviços oferecidos pela autarquia. Logo depois, o supervisor de Serviços Web, João Cosmo, apresentou as iniciativas da Gerência de Plataformas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Geptic).
João Cosmo destacou a atuação do Prodest na administração de 280 bancos de dados e mais de 30 mil contas de e-mail. Ele também mencionou a utilização de aproximadamente 2.500 máquinas virtuais no Data Center do Estado, que está localizado na sede da autarquia, em Vitória.
“Dispomos de diversos mecanismos para assegurar a proteção dos dados dos órgãos estaduais. Um deles é o sistema de backup, que consiste em cópias de segurança que possibilitam a recuperação de dados comprometidos por ataques cibernéticos”, comentou João Cosmo.
Serviços Digitalizados
Os alunos ainda tiveram a oportunidade de conhecer os serviços da Gerência de Sistemas (Gesit), apresentados pelo analista de Tecnologia da Informação (TI), Vinicius de Freitas Soares. Ele apontou que a unidade é encarregada da gestão de 152 websites e 159 sistemas (softwares, APIs, Webservices, entre outros), atendendo a um total de 65 órgãos públicos no Estado.
Além disso, Vinicius explicou como funciona o Conecta Cidadão, uma plataforma que reúne informações sobre 581 serviços oferecidos pelo Governo do Estado, incluindo 340 digitais, 134 parcialmente digitais e 104 que requerem atendimento presencial.
O analista também apresentou vários serviços digitais desenvolvidos pelo Prodest, como a Agenda ES, o sistema de inscrições do CNH Social, o software Seleção Aluno, a ferramenta de Ouvidoria do Governo do Estado, e o sistema E-Flow, entre outros.
Durante a apresentação, também foram elencados os benefícios ambientais e econômicos gerados pelo sistema E-Docs, que é responsável pela tramitação eletrônica de processos e documentos nos órgãos do Poder Executivo Estadual.
Rede de Fibra Óptica
No final da visita, Roger Trancozo, analista de TI da Gerência de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (Geitic), explicou o funcionamento da rede de fibra óptica do Governo do Estado. A Rede ES Digital conecta todos os municípios capixabas a uma estrutura de alta velocidade, englobando hospitais, delegacias, escolas e outras repartições estaduais.
O professor Renisson Rodrigues de Souza ressaltou a importância da visita para que os alunos possam entender de forma prática os conteúdos abordados em sala de aula.
O estudante André Altivo ressaltou que a atividade foi fundamental para conhecer os serviços oferecidos pelo Prodest. “Gostei bastante da parte que apresentou as ferramentas utilizadas para desenvolver sites e sistemas”, comentou.
As instituições de ensino que oferecem cursos na área de Tecnologia da Informação podem agendar uma visita técnica ao Instituto, enviando um e-mail para [email protected].
Informações para a Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
[email protected]