Licenciamento 2025 começou em SP; veja prazos, valores e regras essenciais

O calendário de licenciamento para 2025 já está em vigor. Proprietários de veículos como carros, motos, ônibus e reboques cujas placas terminem em 1 ou 2 devem regularizar a situação até o final desse mês. Em seguida, as placas terminadas em 3 e 4 têm prazo até agosto, enquanto 5 e 6 devem ser quitadas em setembro, 7 e 8 em outubro, 9 em novembro e, por último, as placas com final 0 em dezembro. Para os caminhões, o cronograma é distinto: placas 1 e 2 vencem em setembro; 3, 4 e 5 têm vencimento em outubro; 6, 7 e 8 em novembro; e finais 9 e 0 em dezembro.

Esse cronograma se aplica aos municípios que seguem as diretrizes do Detran-SP, incluindo a capital, São Paulo, além de Campinas, Santos, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Sorocaba.

Dados fornecidos pelo Detran indicam que, até o fim de junho, aproximadamente 7,9 milhões de veículos já haviam passado pelo processo de licenciamento no estado. Isso significa que mais de 21 milhões de veículos ainda precisam regularizar sua situação.

É importante ressaltar que a irregularidade no licenciamento não é uma simples formalidade; dirigir com o licenciamento vencido é considerado uma infração gravíssima. Se um motorista for abordado, enfrentará uma multa de R$ 293,47, além de acumular sete pontos na CNH e, em casos extremos, seu veículo poderá ser apreendido.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Vale lembrar: a taxa de licenciamento deve ser paga apenas após a quitação de todas as pendências do veículo, que incluem IPVA, multas e outras dívidas. Caso contrário, o sistema do Detran não permitirá a liberação do documento.

O valor da taxa também sofreu um aumento. Em São Paulo, ela agora custa R$ 167,74, um reajuste de 4,69% em comparação a 2024. Não será mais enviado boleto físico pelos Correios; o motorista deve acessar os canais oficiais para consultar e efetuar o pagamento da taxa utilizando o número do RENAVAM, seja por meio de internet banking, aplicativos bancários, Carteira Digital de Trânsito ou plataformas como o Zul+.

Adicionalmente, é bom lembrar que desde 2020 o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é emitido exclusivamente em formato digital. Após a confirmação do pagamento, o documento fica disponível para download no app do Detran-SP, na Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no site da Senatran. Esse novo modelo, conhecido como CRLV-e, é válido em todo o Brasil e pode ser apresentado diretamente pelo celular, sem a necessidade de impressão.

O Detran-SP também introduziu o sistema LIVE (Liberação Instantânea de Veículos), que possibilita a liberação imediata de veículos apreendidos após a regularização, tudo diretamente pelo celular, com o objetivo de tornar os processos burocráticos mais ágeis.