Fiscalização do CRLV 2025 em Minas Gerais começa em Setembro

Em setembro, os motoristas em Minas Gerais precisarão apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado, referente ao ano de 2025. Esta obrigatoriedade foi definida pela Portaria nº 0999/2025 da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) e seguirá um cronograma de fiscalização que varia conforme o número final das placas dos veículos.

  • Para os veículos com placas que terminam em 1, 2 e 3: a apresentação deve ser feita a partir de 1º de setembro;
  • Para placas finais 4, 5 e 6: a exigência começa em 1º de outubro;
  • Para as terminações 7, 8, 9 e 0: a obrigação entra em vigor em 1º de novembro.

Este documento pode ser mostrado tanto em formato impresso quanto digital, desde que esteja regularizado, assim como a CNH, ACC ou PPD. A versão digital tem a mesma validade do impresso e pode ser acessada através do MG App, da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo site da Senatran, mesmo sem conexão à internet.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Para obter o licenciamento, é imprescindível que o proprietário quite a taxa de 2025 e forneça informações como a placa do veículo, o número do Renavam, o CRV (antigo DUT) e o CPF ou CNPJ. Aqueles que preferirem realizar a impressão devem usar papel sulfite branco A4, com tinta preta, e garantir que o QR Code seja facilmente legível.