Você sabia que agora não precisa mais carregar o documento do veículo impresso? Exatamente! O CRLV 2025 está disponível na palma da sua mão e, melhor ainda, pode ser compartilhado com até cinco pessoas! Essa funcionalidade é extremamente útil para quem compartilha o carro com amigos ou familiares, não é mesmo?
A partir de 2023, essa nova opção já está disponível e permanece para o documento deste ano. Para facilitar o acesso, tudo é realizado por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que está disponível para Android e iOS.
Validade total do documento digital
É comum surgirem dúvidas sobre a validade do CRLV digital em comparação com o impresso. A boa notícia é que ele possui a mesma legalidade! O documento contém todas as informações necessárias e pode ser apresentado em qualquer abordagem policial. No entanto, é fundamental que o licenciamento do seu veículo esteja regularizado no Detran do seu estado, pois isso pode evitar muitos problemas.
É necessário estar online para apresentar?
Outra dúvida frequente é se você precisa de conexão à internet para mostrar o documento. A resposta é não! O aplicativo armazena o documento no celular, então mesmo sem sinal, você consegue acessá-lo. Contudo, um alerta: se você for parado e não puder apresentar o CRLV, como no caso de bateria acabada, poderá enfrentar a mesma infração que quem não possui o documento. Para evitar essa situação, uma dica é imprimir o CRLV digital, e o melhor, é totalmente gratuito!
Como compartilhar o CRLV com outras pessoas
O recurso de compartilhamento é prático para quem utiliza o mesmo carro. Assim, você evita o “pode me emprestar o documento?” sempre que alguém precisar dirigir. Para que isso funcione corretamente, quem receber o acesso também deve ter o aplicativo CDT instalado. Vamos ver como fazer isso.
#
Para o proprietário do veículo:
1. Abra o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e vá até a seção “Veículos”.
2. Selecione o carro que deseja compartilhar.
3. Toque na opção “Compartilhar”.
4. Clique no ícone “+” para adicionar um novo usuário.
5. Informe o CPF e o nome completo da pessoa.
6. Finalize clicando em “Compartilhar”.
#
Para quem receberá o documento:
1. O usuário receberá uma notificação no aplicativo CDT.
2. Ao abrir a notificação, ele verá as informações do carro e do proprietário.
3. No menu “Veículos”, estará disponível a opção para aceitar o documento.
4. Assim que aceitar, o CRLV aparecerá normalmente no aplicativo.
Dessa forma, quem estiver dirigindo pode apresentar o CRLV digital sempre que necessário, seja em uma fiscalização ou para qualquer outra situação.
Segurança em primeiro lugar
O melhor é que todo esse processo de compartilhamento conta com diversas camadas de segurança, garantindo que apenas pessoas autorizadas possam acessar o documento. O proprietário do carro tem a possibilidade de revogar o acesso a qualquer momento pelo aplicativo, o que proporciona maior controle e tranquilidade a você.
Um avanço prático na rotina dos motoristas
A digitalização do CRLV está simplificando a vida no trânsito, isso é inegável. Chega de se preocupar em esquecer o documento em casa ou perdê-lo na carteira. Com apenas alguns toques, você acessa e compartilha tudo de forma segura e ainda contribui para a preservação ambiental ao reduzir o consumo de papel!
Com a tecnologia cada vez mais integrada à nossa vida cotidiana, iniciativas como o CRLV Digital vieram para ficar, facilitando o dia a dia de quem ama pegar a estrada.