Licenciamento agora é totalmente digital.
O Detran do Rio de Janeiro anunciou que o prazo para o licenciamento anual de veículos com placas terminadas em 6, 7, 8 e 9 se encerra no dia 31 de outubro. Para este ano, além do licenciamento de 2025, que custa R$ 281,29, também será cobrada uma taxa referente à emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital (CRLV-e) de 2022, no valor de R$ 80,38.
O processo de licenciamento é totalmente digital. Para obter o documento referente a 2025, é necessário quitar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), a qual pode ser adquirida no site do Bradesco (www.bradesco.com.br). Os boletos de 2022 e 2025 já estão disponíveis nesse site. Além disso, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) deve estar totalmente pago ou, caso esteja no programa “IPVA em Dia”, as parcelas devem estar em dia, assim como as multas de trânsito. Pendências financeiras de anos anteriores também impedirão a emissão do documento.
Após a quitação de todas as taxas e débitos em aberto, os motoristas podem acessar o documento digital de licenciamento através do Posto Digital Detran RJ (no site detran.rj.gov.br), no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
É imprescindível ter um cadastro no gov.br, o portal federal responsável por diversas formalidades documentais. Para quem preferir, há a opção de solicitar a impressão do CRLV-e em papel A4 em um posto de vistoria do Detran RJ.
A cobrança atende a uma decisão judicial
A taxa referente a 2022 é resultado de uma decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Em março de 2024, o tribunal retomou a cobrança da emissão do CRLV-e, a partir da data em que havia sido suspensa, em 2022, devido a uma legislação estadual considerada inconstitucional pelos desembargadores.
No ano anterior, o Detran RJ já havia cobrado as taxas de emissão do CRLV-e referentes a 2023 e 2024. O valor referente a 2022 foi transferido para este ano, com o intuito de minimizar o impacto para os proprietários de veículos.