O pagamento do Licenciamento de veículos com placas cujo último dígito é 8 deve ser realizado até o dia 31 de agosto, conforme o cronograma estabelecido para o ano de 2025. A guia de pagamento pode ser gerada através do portal do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br), na seção “Consulte Seu Veículo”, ou utilizando o aplicativo MT Cidadão.
Após a quitação do valor, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) estará disponível em formato digital (arquivo PDF) ou impresso em papel comum.
Ambas as versões do documento possuem a mesma validade jurídica do antigo “licenciamento verde”, tendo sua autenticidade garantida por meio de um QR Code, que se conecta à base de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
O Detran-MT destaca que o veículo só será considerado licenciado após a regularização de todos os débitos pendentes, incluindo IPVA, Licenciamento, eventuais multas de trânsito, além da solução de qualquer questão administrativa ou judicial relacionada ao veículo.
O calendário de pagamentos do Licenciamento 2025 prossegue em setembro para placas com final 9, com prazo até o dia 30 de setembro, e se encerra em 31 de outubro para placas de final 0.
Segundo a legislação do Código de Trânsito Brasileiro, é imprescindível que o motorista mantenha consigo (seja em formato físico ou digital) o licenciamento do ano vigente, a fim de evitar uma multa de R$ 293,47, além de acumular 7 pontos na CNH.