O documento é essencial para quem deseja circular dentro da legalidade, e o cronograma é determinado pelo final da placa do automóvel.
O licenciamento assegura que o carro está regular: com o IPVA em dia, multas pagas e outras pendências resolvidas, estando assim apto para rodar.
O calendário inicia em 15 de agosto, começando pelas placas com final 1, e vai até novembro, abrangendo placas com final 9, encerrando com as de final 0.
Os proprietários já podem efetuar o pagamento da taxa e regularizar suas situações junto ao Detran. O processo é bastante simples e pode ser realizado online, sem a necessidade de sair de casa, através do Detran Inteligente.
Circular sem o licenciamento atualizado é considerado uma infração gravíssima, resultando em uma multa de R$ 293,47, além de 7 pontos na CNH e, frequentemente, a remoção do veículo.
É possível emitir o licenciamento apenas para veículos que estejam com o IPVA e os demais documentos em dia, sem dívidas pendentes. Após o pagamento, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) fica disponível em versão digital, mas também pode ser impresso, caso o proprietário prefira.
Para mais informações, confira o vídeo a seguir:
Reportagem de Ana Reimann | EPC – ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA