Veículos apreendidos viram alvo de golpe com taxas falsas em Ribeirão Preto

Nesta sexta-feira (27), a RP Mobi emitiu um alerta para a população de Ribeirão Preto sobre um golpe digital cometido por sites e intermediários. Estes canais oferecem, mediante o pagamento de taxas indevidas, uma suposta facilitação na liberação de veículos que foram removidos para o pátio municipal.

Conforme o comunicado, a RP Mobi não realiza cobranças nem solicita pagamentos através de sites de terceiros, e-mails ou aplicativos de mensagens. Todos os procedimentos de liberação devem ser feitos exclusivamente de forma presencial na sede da administração municipal.

Se você receber qualquer contato suspeito, é fundamental evitar compartilhar dados pessoais ou bancários e entrar em contato direto com a empresa para confirmar as informações.

Como funciona a liberação de veículos?

A liberação dos veículos removidos depende da natureza da infração. Se a remoção foi realizada por autoridade estadual, o processo deve seguir os protocolos estabelecidos pelo Detran de São Paulo.

O proprietário deve visitar o site oficial do Detran/SP ou utilizar o QR Code impresso no comprovante recebido no momento da apreensão. Em seguida, é necessário quitar as pendências do veículo, como multas, impostos e taxas, usando o número do Renavam.

Além disso, o responsável deve pagar a taxa de estadia diária no pátio, que é de R$ 20,06.

Após o pagamento, é necessário digitalizar e anexar os documentos necessários: identidade com foto (frente e verso), Termo de Recolhimento de Veículo (TRV), e comprovantes de quitação de pendências e da taxa de estadia. Após a liberação, o responsável deve se dirigir ao local indicado com toda a documentação.

É preciso apresentar documento de identidade com foto e CRLV-e (impresso ou digital) e, se for o caso, procuração original com firma reconhecida. A entrega do veículo ocorre no pátio da RP Mobi, na Rua General Câmara, nº 2.910, no Jardim Presidente Dutra.

Os pagamentos podem ser feitos via Pix, dinheiro ou cartão de crédito. Também é possível parcelar o valor em até 12 vezes, com juros da operadora do cartão.

Infração municipal

Quando a infração é de responsabilidade do município, o procedimento é diferente. Não é necessário acessar o site do Detran. O proprietário ou responsável deve ir diretamente ao pátio da RP Mobi.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

É imprescindível levar um documento de identidade com foto e o CRLV-e, que pode ser apresentado de forma digital ou impressa. Caso outra pessoa retire o veículo, ela deve apresentar uma procuração com firma reconhecida.

O pagamento é realizado no próprio pátio da RP Mobi e segue as mesmas opções de pagamento e condições já mencionadas, incluindo parcelamento.

Diante dos golpes reportados, a RP Mobi reforça que o atendimento é exclusivamente presencial.


SAIBA MAIS

Duarte Nogueira oficializa sua filiação ao PSD após 26 anos no PSDB.

FIQUE CONECTADO

Quer se manter informado sobre tudo que ocorre em Ribeirão Preto e região? Siga nossos perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui.

Se você deseja fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802.

VEJA TAMBÉM

João-de-barro, o engenheiro de ecossistemas.