Apesar de ter recebido um parecer positivo, o projeto de lei do deputado Rodrigo Lorenzoni (PL), que propõe a extinção da taxa relacionada ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), retornou à mesma situação em que se encontrava no início de 2024. Esse retrocesso ocorreu devido à saída do relator anterior, Edivilson Brum (MDB), que assumiu o cargo de secretário estadual da Agricultura. Com a falta de um novo relator, o PL 599/2023 precisou esperar a nomeação de Carlos Búrigo (MDB) para dar continuidade ao processo legislativo.
De acordo com Rodrigo Lorenzoni, o projeto que elimina a taxa do CRLV “é uma medida justa para os cidadãos gaúchos, que continuaram a pagar ao governo mesmo após a transição do documento para o formato eletrônico, que não é impresso em papel e não é enviado aos domicílios dos proprietários de veículos. O governo não tem custos, mas continua a arrecadar, lucrando à custa dos cidadãos que sustentam a administração pública.”
Após a retirada do parecer favorável, a mobilização em prol do projeto cresceu significativamente: já são 46 moções de apoio provenientes de Câmaras de Vereadores de todo o Rio Grande do Sul e o abaixo-assinado online conta com cerca de duas mil adesões. As moções podem ser encaminhadas diretamente à Comissão de Constituição e Justiça, enquanto o abaixo-assinado será apresentado a todos os deputados e à presidência da Assembleia Legislativa, com o intuito de sensibilizar os parlamentares sobre a necessidade urgente de tramitação e aprovação do projeto.